Mitos & Verdades
Conheça alguns mitos, verdades e crendices com relação à saúde ocular.

- O uso excessivo do computador ou leitura prolongada poderá prejudicar a visão?
- Falso. O uso de computadores ou videogames não prejudicará sua visão. Na verdade qualquer atividade que exija longos períodos de concentração faz com que diminua a frequência do piscar, com isto, o filme lacrimal presente na superfície do olho evapora mais rapidamente e isto causa a sensação de ardência e cansaço causando o "olho seco".
- Façar pausas e olhe para objetos distantes;
- Mantenha o monitor a uma distância mínima de 60 cm;
- Considere o uso de lágrima artificial se for o caso;
- Mantenha a altura do monitor alinhado com seus olhos, nem muito abaixo e nem muito acima.
- Prefira telas de LCD (que possuem melhor taxa de repetição) a monitores com CRT (tubo).
- Se você usar luminária para leitura, recomenda-se, que o foco de luz esteja direcionado para a página do livro ou revista, com isso evita-se a formação de sombras.
- Nas luminárias, prefira lâmpadas incandescentes (luz amarela) ou de LED, por terem tons mais aconchegantes. Recomenda-se que as luzes incandescentes tenha potência de até 60 W, e as de LED, de até 10W.
- Comer cenoura melhora a visão?
- Falso. As cenouras são ricas em vitamina A, essencial para a visão, mas muitos outros alimentos também contêm essa vitamina. Uma dieta bem equilibrada, com ou sem cenoura, fornece toda a vitamina A necessária para uma boa visão.
- O leite materno cura a conjuntivite?
- Falso. Apesar de ser rico em anticorpos, somente colírios devem ser usados nos olhos do bebê, pois existem certos tipos de conjuntivite neonatais que são potencialmente graves, como a conjuntivite gonocócica e, desta forma o uso adequado de antibióticos é fundamental.
- Ler com pouca luz é prejudicial à visão?
- Falso. A baixa iluminação não irá prejudicar sua visão mas poderá causar fadiga. Durante séculos, toda leitura e costura eram feitas à luz de velas, com lâmpadas a gás ou querosene e isso não prjudicam a visão da população aquela época. No entanto, uma boa iluminação torna a leitura mais fácil e confortável.
- Olhar diretamente para o sol prejudica a visão?
- Verdade. Olhar diretamente para o sol poderá trazer diversas consequências a curto e longo prazo, tais como: fotoceratite, queimadura macular, pterígio, pinguéculas, catarata e DMRI (degeneração macular relacionada à idade).
- As crianças com estrabismo "olho torto ou popularmente chamadas de vesgas" melhoram com o tempo?
- Sim. O estrabismo infantil é algo comum devido ao sistema visual imaturo; entretanto, é uma doença que tem cura, desde que se procure um oftalmologista para iniciar o tratamento.
- Assistir televisão muito próximo prejudica a visão?
- Falso. As crianças podem focalizar uma imagem a curta distância muito mais fácil que os adultos, é o que chamamos capacidade acomodativa e não há evidência de que isso prejudica os nossos olhos. Entretanto, um exame oftalmológico se faz necessário para afastar casos de erro refracional, principalmente a miopia.
- Ler num veículo em movimento pode fazer mal a visão?
- Falso. Ler durante um trajeto de ônibus, carro, trem ou avião não prejudica a visão. Algumas pessoas acreditam que isto poderá causar descolamento de retina, o que não é verdade. Esse tempo pode ser bem utilizado sem problemas para leitura ou trabalho. O que pode ocorrer é a cinetose ou doença do movimento, que é um tipo de vertigem que pode causar enjoo e mal estar.
- As pessoas mais idosas que percebem que estão enxergando melhor para perto sem os seus óculos podem estar desenvolvendo uma catarata?
- Verdade. Indivíduos mais velhos que usam óculos para leitura, com o tempo, encontram-se capazes de ler sem óculos e acham que sua visão está melhorando. Na verdade, existe um tipo de catarata chamada nuclear que melhora a visão de perto e piora a visão à distância. É a falsa sensação de melhora.
- A catarata deve estar "madura" para ser operada?
- Falso. A moderna cirurgia de catarata está indicada quando começa a interferir no estilo de vida da pessoa. Não se espera mais “amadurecer” para removê-la cirurgicamente. Se você não conseguir ver bem o suficiente para realizar as coisas que você gosta ou precisa fazer, deve considerar a cirurgia de catarata. A cirurgia é a única forma de remover uma catarata.
Para evitar isso seguem algumas dicas:
Somente os meninos podem ser daltônicos. Falso. Estima-se que até 8% dos meninos têm algum grau de daltonismo, enquanto as meninas, menos de 1%.